
REIKI
O Reiki é não só, o método de tratamento mais simples e natural que se conhece, como também, é a técnica mais eficaz para transferir Energia Vital Universal através da imposição das mãos sobre o corpo de outrem.
A energia vital é recebida pelo terapeuta e é canalizada para o recetor. A energia é “inteligente” e atua onde fizer mais falta. Não é o dador que usa a sua Energia, ele funciona apenas como um canal de transmissão.
O princípio do Reiki não é a cura mas sim auxiliar a pessoa a equilibrar-se para a sua própria cura. O Reiki é uma prática de amor incondicional e devemos elevar a nossa consciência através dos 5 princípios. Se os assumirmos, iremos tomar cada vez mais consciência do que fazemos e da energia com que trabalhamos.
Elevar a nossa própria energia é fundamental. Este amor incondicional é o saber dar sem estar à espera de receber, é deixar que a energia flua para a cura da pessoa, dentro daquilo que para ela seja possível. A cura está relacionada com a aceitação e abertura da pessoa à energia e também do que é possível ela transformar para a sua cura, consciente ou inconscientemente.
Se te abrires à energia podes despoletar um processo de regeneração em ti, que afetará não só o teu corpo físico, como também a tua mente e emoções. As toxinas armazenadas dentro de ti são libertadas, assim como os sentimentos e esquemas de pensamento que já não servem o Ser que és.


"WE ARE ALL ENERGY FROM THE SAME SOURCE"
PRINCiPIOS DO REIKI

Quando te preocupas, não estás a confiar no teu sistema interno para te orientar e sais do fluxo do estar a viver no aqui e agora.
Estar presente, com uma postura observadora perante a vida faz com que te desfaças dos laços que crias com a ansiedade e a angústia.
Dás tempo para que a vida se resolva por si só e abres mão do controlo em relação aos outros, às situações da vida e a ti mesmo.

Encontra a calma dentro de ti. Existem aspetos externos que te podem ajudar a alcançar um estado de quietude, mas este é um trabalho muito mais interno.
É num estado de calma que observas a vida como se estivesses no topo de uma montanha, onde a perspetiva é límpida e fresca, possibilitando a visão das diversas possibilidades.
Esta postura permite:
- Adotar uma escuta ativa;
- Tomar consciência para onde a energia deve fluir sem a contrariar.

Este não é um princípio original, contudo, o primeiro mestre a trazer o Reiki para o Ocidente achou pertinente inserir o "não julgarei" como um dos princípios fundamentais, uma vez que é uma prática muito comum entre nós Ocidentais.
Toma consciência disto primeiro em ti próprio, e depois nos outros, reconhecendo que em todos os momentos, cada um de nós está a fazer o que melhor sabe e consegue.

Ser grato implica render-se à vida e não almejar controlar o processo.
É agradecer aquilo que a vida nos traz seja isso algo que vejamos como positivo ou negativo, ou seja, se não é benção é lição, é crescimento. Torna o agradecer um hábito:
- Faz com que qualquer situação da tua vida seja uma dádiva;
- Cria um diário de gratidão;
- Sente satisfação nas pequenas coisas do teu dia-a-dia.

Honrando os outros estás inevitavelmente a honrar-te a ti mesmo, uma vez que fazemos parte de uma energia coletiva.
Cada interação traz a oportunidade de aprendizagem e crescimento em relação a nós mesmo e aos outros, torna-nos mais compassivos, tolerantes e empáticos.
A bondade não passa somente pelas palavras mas também pelas ações, este pode ser um dos princípios mais desafiantes de colocar em prática.

